Virada Cine Gastronômica - do dia 15 para o dia 16/05 - Cine Belas Artes


Garfo, faca, ação!

Uma madrugada inteira

recheada de filmes

de dar água na boca!

Entre uma história e outra,

uma saborosa degustação com pratos baseados nos filmes.



A Virada Cinegastronômica começou em 2008, quando promoveu a premiere fusion entre duas grandes artes: cinema e gastronomia. O evento funciona como uma maratona que atravessa a madrugada intercalando filmes temáticos e intervalos degustativos. E assim, de uma sessão para outra, a história começaria para olhos e ouvidos e continuaria sendo contada para o olfato e o paladar.

O Cine Belas Artes abrirá suas portas às 23h do dia 15 de maio, onde os participantes serão recepcionados por uma degustação-surpresa de nossos patrocinadores. No ano passado, tivemos penne frito com açúcar e canela.

À meia-noite teremos as primeiras películas, seguidas de pratos quentes nelas inspiradas. Por volta das 3h teremos a exibição do filme Doce de Coco, com presença do diretor Penna Filho e preparação ao vivo de uma degustação muito especial pelas mãos da atriz Rachel Ripani. Finalmente, a última sessão, seguida do café da manhã.

O evento já gera expectativa nas mídias sociais e vale ressaltar que para participar é preciso planejamento, já que os ingressos se esgotam poucas horas após a abertura da bilheteria.

Abaixo mais informações sobre os filmes:




DOCE DE COCO


Brasil, 2009, cor, 100 minutos, 12 anos.

Direção: Penna Filho

Elenco: Antonella Batista, Hélio Cícero e Maria Carolina Vieira.




Comédia sobre Madalena, uma sacoleira, e seu marido Santinho, artesão sacro, num momento em que a crise econômica do país abala também as finanças da família.

Para sair dessa difícil situação, o casal apela para apostas na loteria, até que a mulher tem um sonho fantástico: a existência de um tesouro enterrado no cemitério da pequena cidade em que vive. O problema é desenterrar o tal tesouro, tarefa que Santinho resiste em participar até ser chantageado por Madalena, que ameaça nunca mais fazer doce de coco, uma das coisas que ele mais ama na vida.




ÍNDIA, O AMOR E OUTRAS DELÍCIAS (Nina's Heavenly Delights)

Inglaterra, 2006, cor, 94 min., 14 anos.

Direção: Prathiba Parmar

Elenco: Shelley Conn , Laura Fraser e Ronny Jhutti.




Uma garota indo-escocesa está em dúvida se deseja herdar o restaurante indiano da família. Um dia ela reencontra um velho amigo, que agora se transformou em drag queen, e ele a incentiva a enfrentar a jovem sócia do estabelecimento. Decidida a mostrar que é uma grande chef, ela inscreve o restaurante em um concurso culinário de receitas com curry. Só que, em meio ao trabalho, descobre que está apaixonada pela sócia.



JULIE & JULIA (Julie & Julia)

EUA, 2010, cor, 123 min., 12 anos.

Direção: Nora Ephron

Elenco: Meryl Streep, Amy Adams e Stanley Tucci.





Baseado em duas histórias reais, vividas pelas americanas Julie Powell e Julia Child, o filme intercala as experiências de duas mulheres que, apesar de separadas pelo tempo e pelo espaço estão ambas perdidas, até descobrirem que com a combinação certa de paixão, coragem e manteiga, tudo é possível.





TÁ CHOVENDO HAMBURGUER (Cloudy with a Chance of Meatballs)

EUA, cor, 95 min., livre, dublado.

Direção: Phil Lord e Chris Miller





Esta animação conta a história de um cientista com ótimas intenções que tenta acabar com a fome no mundo. Tudo parece perfeito, até que em sua pequena cidade começa a chover sopa, nevar purê de batatas e vem uma tempestade de hambúrgueres. O cientista só não imaginava que isso iria causar um problema de proporções globais.



O SABOR DA MELANCIA (The Wayward Cloud / Tian Bian Yi Duo Yun)

França/Taiwan, 2004, cor, 112 min., 18 anos.

Direção: Tsai Ming-Liang

Elenco: Lee Kang-sheng, Chen Shiang-chyi e Lu Yi-Ching.




De volta de uma viagem à França, uma jovem chega a Taiwan e descobre que o local onde marcou encontro com um vendedor de relógios foi destruído. Nessa mesma época, a região sofre uma terrível falta de chuva, o que obriga as pessoas a consumirem água em banheiros públicos ou matar a sede com suco de melancia. Um dia, a garota e o vendedor se encontram por acaso em um parque e iniciam um romance. Mas o que ela não sabe é que ele agora atua como ator pornô em produções filmadas perto de sua casa.




AMORES EXPRESSOS (Chungking Express)

Hong-Kong, 1994, cor, 102 min., 14 anos.

Direção: Wong Kar-Wai

Elenco: Tony Leung, Takeshi Kaneshiro e Brigitte Lin.




Uma mulher, de peruca loura e óculos escuros, tenta encontrar um grupo de indianos em um hotel em Hong-Kong para contrabandear drogas. Assim, ela conhece um policial que foi abandonado pela namorada e por isso passa a consumir latas de abacaxi em calda. Mas para ele só interessam latas com validade prestes a expirar, pois acredita que o fim das relações acontece de maneira parecida. Numa segunda história, outro policial que levou um fora da namorada, compra sempre o mesmo tipo de salada numa loja de conveniências, cuja garçonete é apaixonada por ele.

2 comentários:

Bruna Buesso disse...

Olá!
Tenho uma dúvida, o evento está confirmado? Porque procurei muito sobre isso e só achei aqui, estou muito afim de ir a Virada Cine Gstronômica.
Obrigada!
Um abraço.

... disse...

Oi Bruna!
O evento está confirmado sim!
Se você quiser ver a programação completa, acesse o site da Virada Cultural (www.viradacultural.org/programacao) e procure por Cine Belas Artes!

Postar um comentário